Exames Laboratoriais
Hemograma
Um dos exames laboratoriais mais pedidos pelos médicos, o hemograma oferece informações sobre as células sanguíneas do paciente. Por meio dele é possível avaliar hemácias, leucócitos e plaquetas e, assim, detectar problemas de saúde como a anemia.
Colesterol
O exame de colesterol mostra a taxa dessa molécula e de seus subtipos no sangue. Os subtipos mais conhecidos são o HDL, também chamado de colesterol bom, e o LDL, o ruim.
O exame também pode mostrar a concentração de triglicérides, um tipo de gordura, no organismo. Em conjunto com outros fatores, o teste permite avaliar o risco de entupimento das artérias e de doenças do coração.
Glicemia
O exame de glicemia é essencial para auxiliar no diagnóstico do diabetes e também para o acompanhamento de quem tem a doença. Ele pode indicar glicemia normal, pré-diabetes ou diabetes. Para realizá-lo, deve ser respeitado o jejum de 8h.
Ureia e creatinina
Altos índices de ureia e de creatinina indicam que os rins não estão filtrando como deveriam. No entanto, atenção: o exame precisa da interpretação do médico, já que é preciso combiná-lo com a análise de outros pontos antes do diagnóstico.
Exames de fezes e urina
Nas crianças, os exames de fezes permitem indicar a presença de parasitas que causam doenças. Já em adultos, são usados para diagnosticar problemas de saúde como câncer e hemorragias, que podem apontar doenças no sistema digestivo. Os de urina, por sua vez, permitem identificar infecções urinárias e auxiliar no diagnóstico de doenças renais. Por meio deles, é possível ainda avaliar a presença anormal de glicose, proteínas e outras substâncias que não deveriam estar presentes na urina, indicando, portanto, alterações.